RPPN CARAÍVAS

Ecological Reserve

A Reserva Ecológica Caraívas está localizada na APA (área de preservação ambiental) da Serra dos Pireneus, à 150 km de Brasília, 120 km de Goiânia, 12 Km da histórica cidade de Pirenópolis, e 2 Km do Parque Estadual dos Pireneus.

 

É uma área que havia sido desmatada para atividades pastoris e de agricultura de subsistência adquirida há 33 anos e desde então foi objeto de muita dedicação para recuperação e preservação do cerrado. Hoje, a reserva ecológica, em vias de se tornar uma RPPN, nos oferece sua beleza singular e rica bio-diversidade sendo um habitat natural para várias espécies de plantas e animais do Cerrado. 

 

Conta com sete alqueires (336.000 m2) de Cerrado reflorestado e preservado, nas margens do Córrego do Barriguda com categorias de Cerradão, Sensus Restrito, Matas Ciliares e de Galeria, e abriga um santuário ecológico: a Cachoeira da Dhyana (meditação contemplativa) de 30 m de queda, para uso exclusivo dos nossos visitantes e vizinhos. 

                                                     

O Parque Estadual dos Pireneus fica à 2 km e oferece trilhas cachoeiras e vistas belíssimas sendo a segunda maior elevação do estado com altitude de 1380 m. O parque é um divisor continental de águas, sendo berço para várias nascentes que vão dar origem as bacias do Araguaia-Tocantins e do Paranaíba.

 

Estamos próximos à Reserva do Abade e a Reserva Vargem Grande que também oferecem atrativos, com belas trilhas e lindas cachoeiras para a visitação e banho.

 

A Reserva Ecológica Caraívas consta de três propriedades:

 

1 - Comunidade Vale da Dhyana

 

2 - Ecovilla Caraívas 

 

3 - Chácara Vale da Dhyana (de Jeanne Marie White)

 

Caraívas